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Aos pais vale a reflexão……

Actualmente percebo  que muitos pais parecem exagerar no que diz respeito ao zelo que têm com os filhos. Esse excesso pode, involuntariamente, sufocar e prejudicar o desenvolvimento da  sua autonomia. Eles necessitam de espaço, precisam amadurecer e aprender a resistir sozinhos quando os pequenos, ou grandes, percalços da vida surgirem. Um dos primeiros desafios que enfrentam é a entrada na escola. Ainda hoje vejo crianças que choram, agarram, e não querem largar o conforto do colo da mãe e do pai, quando chegam à escola. Analisando esse comportamento, questiono sobre o real motivo pelo qual as crianças não conseguem soltar da figura materna e paterna.  Os professores até tentam tranquilizar os pais dizendo-lhes que essa reacção é totalmente normal. No entanto é necessário fazer uma avaliação mais ampla, que abrange o comportamento do adulto que está em torno desse pequeno ser humano em formação. A criança, mesmo pequena, possui a capacidade de avaliar e perceber o universo ao seu redor. Ela faz leituras do mundo que a cerca, gere as atitudes que acontecem em volta de si e coordena os processos familiares sem que os adultos percebam. A escola, no entanto, é a primeira ascensão social na vida dos nossos filhos. Temos que entender que essa é uma experiência necessária. Eles saem do seio familiar, onde são protegidos, para um espaço de livre vontade, onde poderão fazer algumas escolhas próprias e, consequentemente, responderão por elas. O processo de globalização trouxe à tona a vulnerabilidade e perigos a que eles estão expostos, num mundo efervescente conectado a tudo e a todos em tempo real. Se é muita informação para os adultos, imagine para os pequenos?A importância do pensar e aprender, tem idade ideal para os avanços cognitivos das crianças? A resposta, varia em cada caso. No dia a dia os pais devem ter a sensibilidade de não apressar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Não é porque o filho de um amigo, aos cinco anos, já sabe ler que, necessariamente, uma mesma criança nessa faixa terá a mesma facilidade. É preciso respeitar os processos e a idade mental de cada um, assim como seu amadurecimento. Acompanhar os filhos de perto, estimulando seu aprendizado em casa com actividades que promovam desafios e interacção, também é uma forma de estar ciente do que está a acontecer na educação deles. Devemos  de os estimular através de temas cada vez mais fundamentais, como aprendizagem de inglês, matemática, musica, comunicação e aulas de actividades desportivas.Através de iniciativas assim, proporcionamos as crianças um amadurecimento no seu tempo, mas com ideias que serão implantadas de forma concreta em poucos anos. Afinal, que mãe e pai não se preocupa com o futuro dos filhos, num mundo em constante evolução? Aos pais vale a reflexão, de que são os adultos que têm a responsabilidade moral e ética de ensinar as crianças a acompanhar a evolução dos tempos.

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